12 razões pelas quais seus emails acabam indo para a caixa de SPAM

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jul 31, 2020

Um dos principais problemas no email marketing de diversas empresas é a baixa taxa de abertura dos emails, o que consequentemente gera um retorno menor em conversões. O maior responsável por essas baixas taxas de abertura acontece por conta dos emails irem diretamente para a caixa de spam dos destinatários. Um estudo feito em 2015 pela empresa ReturnPath indicou que apenas 79% dos emails comerciais chegam ao seu destino.

Isso significa que apenas um quinto dos emails chegam às caixas de entrada dos usuários. Ou seja, apenas um motivo bloqueia a maioria dos emails, antes mesmo do destinatário decidir se irá abrir um email. Filtros de spam mais rigorosos nos serviços como Gmail e Outlook são um dos motivos pelos quais essa grande quantidade de mensagens acaba bloqueada. Ou seja, mesmo emails enviados de maneira correta correm o risco de serem filtrados.

Para evitar que seus emails acabe ficando nestes filtros, listamos 12 razões pelas quais seus emails acabam indo para a caixa de spam e como evitá-los. Confira-os logo abaixo!

1. Você não possui permissão para envio do email

Após adicionar um endereço de email ao seu banco de dados, é necessário que peça autorização para envio de emails posteriores. A maioria dos serviços de email marketing possui formulários para que os destinatários autorizarem a assinatura de newsletters. Também não é recomendado incluir emails que recebeu a partir de cartões de visita, já que eles também não deram a autorização digital para receber suas newsletters. O ideal é que pegue o contato e envie o link para que esse contato fazer a assinatura.

2. Seu endereço de IP foi usado para envio de spam

É possível que, em algum momento, seu computador tenha sido infectado e usado para envio de spam através do seu IP. Ou seja, mesmo que esteja enviando emails de maneira legítima, o endereço “manchado” acaba por atrapalhar o seu negócio.

Para contornar esse problema, utilize serviços como os do MailChimp e o ActiveCampaign, já que eles enviam os emails através de seus servidores e, portanto, possuem maior segurança digital contra esse tipo de ataque.

3. Sua taxa de abertura já é baixa

Um dos fatores que o filtros de spam levam em consideração é a taxa de abertura dos emails que envia ao destinatário. Caso seus emails sejam constantemente deletados antes mesmo de serem abertos, é bem provável que o filtro simplesmente passe a enviar seus emails direto para a caixa de spam.

Além disso, para aumentar sua taxa de abertura ainda mais, não deixe de investir em uma solução profissional para email marketing, como por exemplo a SendinBlue. Eles oferecem uma plataforma completa para acompanhamento de suas campanhas.

4. Seus assinantes esqueceram do seu negócio

Apesar de terem assinado sua newsletter, é possível que seus emails sejam marcados como spam. Isso acontece pois eles podem ter se inscrito em sua lista de email, mas esqueceram sobre sua marca, passando a marcar suas mensagens como spam. Para evitar que isso aconteça, assegure-se de que sua marca esteja bem posicionada no corpo dos emails e use uma fonte que lembre diretamente de sua empresa.

Lembre-se também de sempre incluir o nome de sua empresa nas linhas de assuntos dos emails. No entanto, é possível que um cliente ainda o marque como spam por não desejar mais receber suas mensagens. Por isso, inclua um botão para remoção da assinatura em um local acessível. Permitir de maneira fácil que cancelem sua assinatura é menos custoso do que continuar enviando mensagens para suas caixas de spam.

5. Inatividade na caixa de emails dos seus destinatários

Outra grande causa para os emails acabarem indo parar nas caixas de spam é a falta de atividade nos emails de sua lista. Um dos algoritmos utilizados pelos filtros de spam verifica a razão entre emails ativos e inativos enviados pelo seu negócio.

Quanto mais essa razão pender pro lado dos inativos, mais propício se torna para seu negócio começar a ser filtrado como spam. Para evitar que isso aconteça, faça limpezas periódicas em sua lista e programe seu serviço de email marketing para limpar automaticamente endereços que pareçam abandonados.

6. O assunto de seus emails não está claro

É necessário extremo cuidado com os assuntos de seu email. Um email dúbio ou que indique algo que não está de acordo com o corpo do email, inclusive, pode render processos judiciários. E também pode ser um dos motivos pelos quais seus emails estão sendo filtrados. Por isso, lembre-se de sempre ser claro e verdadeiro nas linhas de assunto. Pegadinhas, mesmo com propósitos inocentes, podem causar grandes problemas.

7. Brincar com o campo “De” dos emails que envia

Semelhante ao item 6, nunca dê a entender que seus emails estão vindo de outra pessoa ou organização. Não apenas isto causa com que seus emails sejam enviados ao spam, como a atitude é considerada ilegal. Por isso, assegure-se de que seus emails sempre estejam no nome de algum funcionário ou da sua empresa, ou até mesmo uma combinação dos dois. Evite também trocar os nomes constantemente.

8. Não está enviando conteúdo significativo

Se os emails que envia à sua lista são puramente promocionais com objetivo de fechar vendas, é capaz dos destinatários pararem de se interessar em abrir seus emails. Por isso, invista na criação de conteúdo que elicite seu assinante a abrir o email e conhecer sobre um determinado assunto dentro de sua área. Conhecer o equilíbrio é essencial para evitar ir parar na caixa de spam.

9. Revise seus processos de assinatura

Além de criar um formulário de autorização para envio de emails, lembre-se de revisar esse processo como se fosse o visitante de uma página. Revise coisas como a clareza do texto em relação à assinatura de sua newsletter e se está usando logos e as imagens corretas tanto na página de formulário quanto nos emails propriamente ditos.

10. Usou palavras normalmente utilizadas em spammers

Algumas palavras foram tanto usadas por spammers que passaram a aumentar o alerta dos filtros de spam. Palavras e termos como “gratuito” ou “grátis”, “parabéns”, “isso não é spam” e “grande oferta” acabam recebendo novas análises pelos algoritmos dos filtros antes que sejam recebidos na caixa de entrada. Isso quando não são automaticamente direcionados para a pasta de spam propriamente dita.

11. O código de HTML dos seus emails não é bem construído

Para negócios que enviam apenas emails com texto, isso não chega a ser um problema. No entanto, se você envia emails com código html, preste muita atenção pois um código mal construído pode fazer com que os filtros dos serviços de email taxem suas mensagens como spam.

Algumas práticas na construção do cógido HTML dos emails incluem: código limpo e o mais curto possível, use imagens entre 600 a 800 pixels, misture texto e imagem e otimize os emails para serem visualizados em dispositivos móveis.

12. Está usando emails gratuitos

Mesmo que esteja no começo de seu negócio, não use serviços gratuitos para seu email marketing. Por isso, antes de começar a botar em ação seu plano de email marketing, assegure-se de estar em posse de um email de sua empresa.