O que é o cluster de DNS? A estrutura e os benefícios

  • Home
  • News
  • O que é o cluster de DNS? A estrutura e os benefícios
maio 21, 2020

O que é DNS?

A sigla DNS significa Sistema de Nome de Domínio (Domain Name System, em inglês) e é um sistema que tem a função de traduzir os endereços dos sites (URL) em números de IP. O nome de um domínio, como hostseries.com.br, é entendido pelo usuário, mas não pelo computador. A máquina precisa de um endereço de IP para acessar o servidor web responsável pelo site, e é aí que entra o DNS.

O DNS é uma camada entre o cliente e o servidor de hospedagem, mantendo atualizada as informações para cada domínio. A solicitação do navegador é interpretada e o Servidor DNS “aponta” para o servidor de hospedagem requisitado.

Imagine se não houvesse os nomes de domínio e tivéssemos que decorar endereços de IP para acessar sites? Além de muito trabalhoso, cada vez que a aplicação mudasse de servidor teríamos que reaprender o endereço. Por isso, o DNS funciona como uma “abstração” dos dados de endereço do site, para que este chegue de uma maneira mais inteligível ao usuário.

CLUSTER DNS

O cluster DNS é um serviço e possui um grupo de servidores de nomes que compartilham registros entre si. Ele permite servidores de nomes separados fisicamente (redundantes em diversos locais do globo) que lidam com as solicitações de nomes de domínio dos servidores da web. No caso de uma falta de energia, atualmente você ainda possui a funcionalidade DNS. Dessa forma, os visitantes podem facilmente acessar sites do seu servidor mais rapidamente depois que o servidor da Web voltar a ficar on-line. O DNS resolve nomes de domínio para um endereço IP. Esta é uma etapa no carregamento de um site. Nesse tipo de instâncias, o cluster DNS fornecerá um backup para a resolução de nomes.

Benefícios do cluster DNS

1) 0% de tempo de inatividade quando algum serviço DNS está inativo. Se um dos servidores DNS estiver inativo, o DNS do domínio será atendido pelo outro servidor no cluster, ou seja terá 100% de Uptime graças a essa redundância.

2) Quando o servidor estiver inoperante e alguém enviar um email para um domínio no servidor sem cluster DNS eles receberão um erro de falha na entrega. No caso de uma configuração de servidor com cluster DNS, não haverá mensagem de relatório de falha na entrega do email.

3) Podemos usar servidores DNS globais para todos os servidores. Aqui não precisamos definir servidores de nomes específicos para cada servidor.

A HostSeries possuí em todos os planos de hospedagem de sites e revenda de hospedagem, servidores de DNS distribuídos pelo globo, sem nenhum custo a mais por isso. Todos os clientes que estão hospedados aqui e usando os endereços de servidores de DNS já contam com essa tecnologia.

Todas essas medidas servem para blindar ainda mais com redundância nos serviços, além de acelerar a resolução de um domínio hospedado conosco em qualquer lugar do planeta.

Conclusão

Conhecer o conceito de DNS e as principais características do seu funcionamento é importante para quem quer ter uma melhor hospedagem. Afinal de contas, saber como os servidores se comportam é uma forma de conhecer melhor sua aplicação.