Qual a Diferença Entre Site e Blog?

A diferença entre site e blog está no conteúdo, sendo o site focado em representar uma empresa e seus produtos e serviços, e o blog é repleto de artigos informativos e técnicos sempre atualizado.

Essa é a principal diferença que você precisa entender na hora de criar seu projeto online. Mas agora prepare-se para nos aprofundarmos um pouquinho mais no assunto e você acertar de primeira.

Por Que Ter Um Site ou Blog?

Ter uma presença online e usar estratégias de marketing digital para promover a empresa e seus serviços é o que todo dono de negócio deve fazer para alcançar o sucesso na internet.

Mas quando se tem uma loja física, as barreiras geográficas impedem a visibilidade e o crescimento de um negócio, porque limita o acesso de clientes locais, do bairro ou da cidade. E impede que pessoas de qualquer outro lugar do mundo tome conhecimento dos seus produtos e serviços.

Essa é a principal razão pela qual seu negócio deve estar online, seja com um site ou um blog. E espero que isso já tenha te convencido. 

Mas se ainda não te convencemos e você precisa de mais argumentos, basta pensar em quantas pessoas tem na sua cidade e comparar com quantas pessoas existem no Brasil (dica, mais de 200 milhões). Viu só? Tem um campo vasto para seu negócio circular e conquistar mais clientes. 

Claro que nem todas pessoas tem acesso à internet ou tem o hábito de comprar pela internet. Mas esse é um dado que não para de crescer. A cada ano são mais brasileiros conectado, somando 70% da população em 2019.

 3 Diferenças Entre Site e Blog

As três principais diferenças e que farão sentido na hora de escolher são:

1. Intervalo de Atualizações Diferenciados

Um site pode ser considerado mais estático, uma vez que publicado as atualizações só acontecem caso haja alteração no produto ou alterações no texto. Não demanda atualizações constantes.

O blog deve ser atualizado constantemente. Isso quer dizer duas coisas: receber conteúdos novos com periodicidade (todo dia, toda semana, todo mês). E passar por atualizações de conteúdos que informam como utilizar determinado aplicativo por exemplo.

Se você ensinar como usar um aplicativo na versão 2019, não esqueça de manter seu conteúdo com cara de novidade também em 2020 e assim por diante.

2. Comunicação Institucional x Pessoal

Um site pede uma comunicação mais institucional sobre quem é a empresa, valores e missão, e sobre seus principais serviços e produtos. Isso deve ser feito com uma abordagem muito profissional, ainda que você queira ter uma empresa “cool”, não esqueça que esse é um canal para representar sua empresa no mercado.

O blog já permite uma comunicação mais leve, um toque do editor e até uma conversa entre você e o leitor, bem como estamos fazendo agora, entendeu? Contanto que seja informação relevante, use o blog para humanizar mais e mais a sua comunicação.

3. Objetivos Diferentes

Um site é para representar sua ideia de empresa, de loja virtual ou até mesmo seu portfólio online. Veja nossas ideias para você criar um site. Em um site você deve ter páginas como Contato, Sobre, entre outras que você pode aprofundar mais aqui, se essa for sua escolha.

Um blog, como já mencionamos acima, abre espaço para expor suas opiniões. Ou seja, caso você queira relatar suas experiências de viagem ou suas aventuras com novas receitas na cozinha, um blog é a solução ideal para você. Ali você pode organizar seus artigos por categorias, por tags e colocar em ordem cronológica, se for melhor para seu negócio e seu público.

Resumo

Agora que você sabe a diferença entre sites e blog, já parou para pensar se é possível ter os dois? É sim, mas isso não quer dizer que você precisa dos dois. Ou não por enquanto.

Avalie qual sua ideia de projeto online e se realmente precisa de um site e de um blog. Nossa tabela a seguir deve te ajudar:

SiteBlog
Não demanda atualizações constantesAtualizado com frequência
Linguagem profissional, formalLinguagem leve, informal
Páginas de produtos e serviços, contato, sobreArtigos informativos separados por categorias, tags, data de publicação