Site lento: dicas para acelerar o seu site

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maio 8, 2019

Você sabe qual o impacto que um site lento pode representar para sua empresa? Segundo pesquisas, cerca de 40% das pessoas abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar, e com o avançar dos anos esse número tende a aumentar.

Uma boa experiência para quem acessa seu site começa por garantir que sua página irá carregar no menor tempo possível, por isso vamos juntos entender quais pontos podem ser otimizados para melhorar o desempenho do seu site.

Como medir a velocidade do seu site

Antes de começarmos a pensar nas otimizações, precisamos medir o tempo de carregamento do nosso site. Para isso, existem algumas ferramentas que podem ajudar você a descobrir esses números:

Pagespeed Insights

Basta inserir a url do seu site para ter acesso a um relatório completo sobre o desempenho da sua página, analisando tempo de carregamento e fornecendo oportunidades de melhoria que podem melhorar seus resultados.

Test My Site
Teste a velocidade de carregamento do seu site quando acessado por dispositivos móveis em uma conexão 3G. Além disso, você pode se cadastrar para receber em sua caixa de email um relatório completo do seu site.

Pingdom e GTmetrix
Outros dois sites referência para medir a velocidade da sua página. Neles você recebe todos os dados referentes ao carregamento da sua página, como tempo, tamanho, quantidade de requests e sugestões de melhoria para acelerar sua página.

Motivos para melhorar a velocidade do seu site

Existem três motivos principais para que você realize melhorias no seu site para reduzir o tempo de carregamento, são eles:

Ranqueamento

Segundo o próprio Google, o carregamento das páginas é essencial para um bom posicionamento na busca orgânica. Por isso, vale ficar atento e buscar sempre diminuir o tempo da sua página para alcançar posições ainda mais altas no Google.

Experiência do usuário

Como dissemos antes você pode estar perdendo visitantes no seu site pela demora em carregar sua página. Por esse motivo, o tempo que seu site leva para carregar e outras questões como tamanho da página influenciam na experiência do usuário. Alguns segundos e megabytes a menos podem significar mais acessos ao seu site.

Usabilidade

Uma navegação prejudicada, com páginas pesadas e lentas demais, pode impedir que seu visitante continue visualizando sua página e abandone no meio do caminho, deixando de conhecer sua empresa e, consequentemente, comprar seus produtos ou serviços.

Dispositivos móveis

A navegação na internet por dispositivos móveis já ultrapassou os desktops. Por isso, fique atento ao desempenho do seu site quando acessado por smartphones e tablets. Lembre-se que quem acessa seus site no celular espera uma navegação mais rápida e otimizada, por isso, vale a pena ficar atento pois no mobile todo mínimo detalhe pode levar à perda de um cliente.

Conversão

“Tempo é dinheiro” essa frase nunca fez tanto sentido quando analisamos tempo de carregamento x conversão. Só para ter uma ideia, segundo a Amazon, cada segundo de demora no carregamento da página pode custar US$1,6 bilhão de sua receita anual. Já o Walmart registrou um aumento de 2% em suas conversões ao melhorar o carregamento do e-commerce em um segundo. Ou seja, acelerar o seu site pode causar um impacto extremamente positivo nas suas conversões e receita.

Como acelerar o seu site

Agora, vamos listar alguns itens que você pode otimizar para diminuir o tempo de carregamento do seu site:

Desabilitar plugins

Se você está usando um CMS para gerenciar o conteúdo do seu site, vale a pena desabilitar todos os plugins que não estão sendo utilizados, com isso você aumenta a performance do seu site, na medida que ele não precisa carregar informações desnecessárias.

Hospedagem

A empresa de hospedagem que você contratou para abrigar seu site é parte muito importante dessa equação. Contar com uma hospedagem otimizada para melhorar a performance do seu site é essencial. Por isso recomendamos nossos planos de Hospedagem que contam com recursos para acelerar seu site! Veja nossos planos:
https://hostseries.com.br/hospedagem-cpanel/

Cache

Outra dica para reduzir o tempo de carregamento da sua página é apostar em plugins — se você utiliza um CMS no seu site — ou scripts para armazenar informações do seu site em cache e assim otimizar o carregamento do site.

CDN

Por falar em cache, para otimizar o carregamento da sua página você pode utilizar o CDN (Content Delivery Network) que é uma rede de distribuição de conteúdo que atua como intermediário entre o cliente e o conteúdo do seu site. Ele distribui o conteúdo do seu site em diversos servidores espalhados pelo mundo e quando alguém acessa seu site o CDN busca os arquivos do seu site no servidor mais próximo do visitante e entrega o conteúdo. Isso faz com que o tempo de carregamento e de requisição sejam reduzidos.

Otimizar imagens

Otimizar as imagens do seu site é uma boa alternativa para reduzir o tamanho dos arquivos do seu site. Existem diversas formas e ferramentas para ajudar nesse processo como scripts para reduzir o tamanho das imagens, ajustar manualmente em algum software de edição de imagens ou plugins que fazem essa otimização automática.

JavaScript e CSS

A principal dica aqui é uso coerente de CSS e JavaScript no seu site. Por exemplo, não coloque códigos JavaScript em páginas do seu site que não executam o comando.

Também é uma boa prática para acelerar o seu site é carregar todos os scripts no rodapé, isso fará com que no carregamento do seu site as as primeiras informações que serão carregadas para o usuário sejam textos e imagens e não requisições e scripts.

Número de requisições

Muito cuidado com o número de requisições que sua página envia. Por exemplo, cada imagem carregada é uma requisição e um site institucional envia em média 80 requisições ao servidor para carregar uma página. Por isso, a dica diminuir ao máximo o número de requisições para melhorar o tempo de carregamento do seu site.

Lazy load

Por último, outra boa prática para acelerar o seu site é implementar no seu site o conceito de lazy load. Esse padrão adia a inicialização de um objeto até o ponto em que ele é necessário, por exemplo, não é preciso carregar um elemento do rodapé do seu site logo no início do acesso ao seu site. Dessa forma você otimiza o carregamento da página e diminui consideravelmente o tempo que seu site leva para carregar.